Atividades

 

A  proposta do Cergrap é a de recuperar  pessoas dependentes de álcool e drogas  defendendo sempre a liberdade  que temos a escolher e construir nossos destinos .
A recuperação é fruto da responsabilidade com que usamos essa liberdade.

Procuramos conduzir as pessoas a um auto conhecimento, de maneira que elas  descubram as razões e os motivos que as levam as drogas, utilizando para isso vários métodos, dando importância relevante a espiritualidade, disciplina e ao trabalho.
Sabemos que todo dependente encontra-se em um profundo estado de baixa estima devido às informações  que seu comportamento destrutivo lhe dá de si mesmo. Acreditando nisto, criamos condições  para que ele reveja suas atitudes, sentimentos e emoções, para a partir daí, mudar a sua maneira de reagir  frente as dificuldades e situações com que se defronta  e que a vida impõe, despertando nele a responsabilidade que deve ter consigo e conduzindo-o ao encontro de sua própria identificação e personalidade.

Entendemos que sua vida é responsabilidade pessoal e que o Cergrap é uma passagem, um inicio de aprendizado e descobertas, sugerimos caminhos para manutenção dessa nova maneira de viver, tentando criar uma empatia  entre ele e o grupo de mutuo ajuda  para que a recuperação do mesmo no período pós Cergrap seja mais segura.

 

O tempo médio de tratamento no Cergrap é de sete meses, respeitando-se o tempo de recuperação de cada um. Todas as atividades domésticas necessárias são desempenhadas pelos próprios internos. Alguns se ocupam de reformas ou melhorias na estrutura da casa, outros no plantio e cultivo de hortaliças e frutas, etc.
A instituição é mantida unicamente por doações da comunidade e por um auxilio financeiro das familias dos internos.
 
Atualmente o Cergrap possui 14 (quartorze) internos, porém possui capacidade para abrigar 20 (vinte).
 
Visitas - O apoio da família é importantíssimo. Sentir-se amparado pelos seus entes, ou por alguém com quem estabeleça algum vínculo afetivo "saudável", é de extrema relevância para que o dependente se empenhe em sua recuperação. Por essa razão, os parentes e amigos têm ampla liberdade às visitas, feitas aos domingos, das 14:00 às 17:00 horas, e telefonemas às quarta-feiras das 14:00 às 17:00 horas.